Lembra-se do ditado “Quem não é visto não é lembrado” ?
Pois bem, este é o mote de muitos dos contactos recentes dos nossos clientes.
Querem aproximar-se de clientes e perguntam-nos sobre as formas e mecanismos de chegar a estes e potenciais clientes, e se o nosso atelier possui as ferramentas e o conhecimento necessários para os podermos ajudar em comunicações digitais para promoverem produtos e serviços.
A resposta é afirmativa e lembramos que existem várias formas de chegarem a clientes, mas o que está desta vez em causa tem a ver com mails comerciais, e-mails marketing.
Regra #1
Não utilizar o vosso mail pessoal /Profissional para envio massivo de mails a clientes com promoções de produtos e/ou serviços.
A utilização massiva e abusiva de e-mail marketing para clientes é arriscado e pode trazer resultados desastrosos, como o bloqueio do vosso mail/domínio pelo facto de ser considerado spam e descredibilizar este remetente à escala global.
“Ah…. mas são só 50 ou 100 contactos de cada vez !?”
Não faça isso !
Antes do envio
Primeiro referimos para não esquecerem as obrigações legais do RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados) aprovado no Parlamento Europeu em Abril de 2016 impondo rigorosas obrigações e severas coimas como punição ao seu incumprimento. Em Portugal desde 08/08/2019,Lei 58/2019.
De um modo sucinto, se não tem a devida autorização prévia do destinatário para o envio de comunicação comercial por mail, não envie.
Por fim o seu mail pessoal/profissional não deve ser utilizado para e-mail marketing.
Existem plataformas certificadas e dedicadas a este fim que produzem e recolhem o resultado desejado.
Podemos tratar das vossas campanhas e sim:
Quem não é visto não é lembrado” mas não vamos abusar porque pode causar o efeito contrário. Peso e medida é a regra.
Rui Lindeza
queroSITE®
part of grupoQUERO®